Retrospectiva

De quinta – feira a sábado, nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2010, foi realizada a Quinta Edição do Maré de Agilidade em Belo Horizonte (PITAGORÁS e UNA BARREIRO), nas Minas Gerais. Durante todo o evento, mais de 300 pessoas entre estudantes, gestores, profissionais e professores de diversas áreas participaram de mini-cursos, workshops e palestras. Verdadeira maratona de atividades e discussões sobre a metodologia ágil e conforme o Wesley Rocha: “Um evento que extrapola temas tecnológicos. Possibilita uma sinergia para discussões sociais, psicológicas e inter-relacionais.”

Agradecemos aos participantes de outras cidades que prestigiaram o evento. Alguns destes participantes:
- Provenientes do estado da Bahia: Sérgio Souza e Everton Cardoso.
- Provenientes do estado do Ceará: Christiano Milfont, Rafael Pontes e Rodrigo Oliveira.
- Proveniente do estado do Rio de Janeiro: Celson Martins.
- Proveniente da cidade de Confins: Edilaine.
- Proveniente da cidade de Divinópolis: Thiago Magela.
- Provenientes da cidade de Ibirité: Joel Soares e Rodney Monteiro.
- Provenientes da cidade de Lagoa Santa: Ana Paula e Alexandre Marcelo.
- Provenientes da cidade de Lavras: Aleksander Maduro, Douglas Barbosa, Fernando Simeone, Karla Vilela, Ronan de Brito, Samuel Campos e Venícios Gustavo.
- Proveniente da cidade de Montes Claros: Professor Luciano Soares.
- Provenientes da cidade de Ribeirão das Neves: José Nilton e Wilson José.
- Proveniente da cidade de Viçosa: Fabio Rocha.

Agradecemos as diversas presenças de pessoas das cidades de Contagem, Betim, Tiradentes e Vespasiano.

O evento foi realizado com a união de forças das organizações Arkhi, EIA, PlusInfo, Sea Tecnologia, Tecnocracia e das pessoas Amanda, Éder, Isaias, Júlio César, Marcos Sousa. Demonstra o esforço da comunidade em promover a metodologia ágil em Belo Horizonte, uma área carente de mão de obra. Durante todo o evento foi valorizado as personalidades e as tradições mineiras, como a culinária e o famoso dedo de prosa.

O conteúdo do evento visou a incentivar os participantes a ingressarem na metodologia ágil, para que eles possam atender a demanda do mercado, em que as empresas necessitam de projetos com orçamento adequado e prazo restrito. Dessa forma, o evento apresentou um mercado promissor e criou, a partir de palestras, networking, atividades e discussões, o ambiente ideal para pessoas que desejam aumentar o sucesso em seus projetos.

Agenda

No dia 20, foi feito o credenciamento de 08h30min as 09h00min e o evento abriu com o Márcio Sete através do mini-curso sobre “Gestão de Projetos Ágeis com Scrum”. O fechamento deste dia aconteceu as 22h00min com o Éder através do workshop sobre os “Principais Problemas do Product Onwer”.

No dia 21, o evento começou as 09h00min com o Marco Aurélio Mendes através do mini-curso sobre Arquiteturas Ágeis e o dia encerrou com dois workshops, o Márcio Sete através do workshop sobre “Scrum com Visual Team System 2010” e o Rodrigo Yoshima com o workshop sobre “TDD na Prática com Java”. Os workshops terminaram as 22h00min. Os eventos do dia 20 e 21 aconteceram na Faculdade Pitágoras.

No dia 21 fomos surpreendidos com a notícia que o evento não poderia ser realizado no dia 22 na UNOPAR. A UNA BARREIRO cedeu o espaço na última hora para que o evento do dia 22 fosse realizado, cerca de 20 km de distância do local original. Foi alugado um ônibus para locomoção das pessoas e três carros ficaram disponíveis para o traslado de pessoas que não ficassem até o final do evento. Agradecemos aos alunos da UNOPAR que compareceram ao local original do evento, num somatório de 50 carros para auxiliarem no transporte das pessoas, no final não foi necessária a utilização do ônibus. Agradecemos o apoio de todos os palestrantes que repetiram as palestras em duas salas para que ninguém ficasse prejudicado.

Diante do cenário, fomos obrigados a cancelar o streamming ao vivo. Foi enviado um e-mail para todos os participantes solicitando os dados para devolução e o endereço para o envio do DVD e do certificado.

A grade foi alterada e o evento começou as 09h00min e terminou as 21h15min com a sala cheia.

As palestras que foram realizadas:

Manoel Pimentel: Coaching e Facilitação de Equipes Ágeis
Guilherme Silveira: Deploy contínuo - pois integração contínua não basta
Carlos Barbieri e Isabela Fonseca: MPS.BR com metodologias ágeis
Rodrigo Yoshima: Implantando Scrum - experiências de um Agile Coach
Leandro Ângelo: Ágil: Previsibilidade & CMMi, como ficam?
Heitor Horiz: Planejamento e Estimativas em Projetos Ágeis
Pedro Valente: PO na prática
Renato Willi: Agilidade e Licitações
Alexandre Gomes: Escolhas 2.0
Cristiano Lopes: Carreira Profissional – escolha o seu sucesso

Para diminuir o tempo de envio do DVD. Tentamos realizar a gravação da filmagem no servidor de streamming, mas o servidor queimou com um curto circuito.

Agradecimentos especiais aos patrocinadores: Caelum, Adaptworks, Ceviu, ChallengeIT, Ci&t, PlusInfo, Arkhi, PowerLogic, UNA e Aspercom. Aos apoiadores: Amadi, Asserpro, DevMinas, Fumsoft, MultiTexto, Pitágoras, Revista Visão Ágil e Sucesu-MG.Aos comprometidos com o evento: Prof. Leandro Libério da Faculdade Pitágoras, Prof. Márcio Sete da Challenge It e ao Prof. Edgard da UNA.

Fecharemos o balanço, após as devoluções do streamming e faremos a doação para o Centro Beneficente Manoel Bezerra como forma de homenagear a toda comunidade Maré de Agilidade.

Importante

Estamos realizando a devolução do valor pago nas inscrições do streaming devido ao cancelamento da transmissão. Para aqueles que ainda não receberam favor enviar as seguintes informações para falecomigo@marcossousa.com:
- Nome do Favorecido
- CPF do Favorecido
- Banco
- Agência
- Conta Corrente
- Endereço para o envio do DVD.
Os valores serão devolvidos até o dia 12/06/2010. Após esta data o valor será encaminhado a doação que será realizada ao Centro Beneficente Manoel Bezerra.

Atualize seu Navegador
 
siga-nos